demos   community   news   sign in     PT  |  EN  
 
OObian - Living Knowledge  

O projecto OOBIAN 2012 pretende garantir a competitividade da Maisis no mercado nacional e internacional na área da Gestão do Conhecimento, através da prossecução dos seguintes objectivos para o biénio 2010/2011:

- Tornar o produto OOBIAN um produto conhecido e reconhecido na área da gestão do conhecimento;

- Garantir a competitividade do produto no mercado global;

- Garantir o aumento das competências técnicas na área (actividades internas);

- Aumentar e melhorar os conhecimentos da equipa de projecto;

- Efectuar a transferência de conhecimento de entidades SCT;

- Construir rede de parceiros tecnológicos nacionais e internacionais.

O projecto OOBIAN 2012 tem a sua origem nos resultados das actividades de investigação e desenvolvimento realizadas num projecto anteriormente apoiados por fundos públicos.  O OOBIAN nasceu assim de avanços produzidos com um projecto NITEC, que teve como principal objectivo desenvolver um agente inteligente que localizasse em tempo real informação relevante ao contexto de trabalho do utilizador, permitindo a criação de oportunidades de negócio na área de gestão de conteúdos e de conhecimento, através da apresentação de 5 projectos.

A Maisis contará também com o apoio de parceiros como o INESC-ID e o ISEP, com os quais estabeleceu protocolos para transferência de tecnologia:

- INESC-ID - O L2F, Laboratório de Língua Falada do INESC-ID, é um grupo multi-disciplinar de investigação relacionada com a Língua Falada, fundado em 2001, a partir da agregação de vários grupos de investigação relacionados com o processamento computacional da língua portuguesa. Está envolvido em projectos de investigação ligados ao reconhecimento de língua falada, síntese de voz, compreensão e codificação de linguagem, entre outros.

- ISEP - O GECAD - Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão -, é uma unidade de I&D com sede no Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto (ISEP-IPP) que se dedica à promoção e desenvolvimento de investigação científica no domínio da Inteligência Artificial, Sistemas baseados em Conhecimento e Sistemas de Apoio à Decisão. O ISEP foi seleccionado pelos relevantes trabalhos desenvolvidos no âmbito das Ontologias (Ontology Automatic Mapping), nomeadamente o projecto ONTOMAPPER. Detém também grupos de investigação relacionados com Classificação, Clusterização e Previsão e com Tomada de Decisão Relevantes.



home  |   contacts  |   site map